Albânia: Um tesouro escondido na Europa

Procura por praias na Europa, longe de multidões e com paisagens dignas dos mais belos postais? A Albânia parece ser o destino ideal! O país oferece um cenário idílico, longe dos radares dos destinos mais procurados. Deslumbre-se com este paraíso dos Balcãs!
A costa do país é um dos segredos mais bem guardados do Velho Continente.
É difícil encontrar um local na Europa com paisagens paradisíacas mas que não goze de uma enorme popularidade. No entanto, esse ‘local encantado’ existe e chama-se Albânia.
O país parece ser o destino ideal para quem procura por praias na Europa e queira fugir à habitual enchente de turistas.
Fique a conhecer melhor as fantásticas atrações que a Albânia tem para oferecer!

Localização privilegiada
Situada a noroeste da Grécia, a Albânia é banhada por dois mares. O Jónico, que banha a costa oeste da Grécia, e o Adriático, a norte.

Localização privilegiada

À beira-mar
Como se tal não fosse suficiente, os 426 quilómetros de costa do país situam-se a 96 quilómetros de distância de Apúlia, a região italiana famosa pelas praias.

À beira-mar

Acessos
Apesar de ainda não ser uma tarefa fácil viajar até aos Balcãs, a verdade é que atualmente é menos complicado do que há alguns anos, quando o Aeroporto Internacional de Tirana Madre Teresa era o único que recebia voos internacionais.
Outros aeroportos começarão a receber voos internacionais e ainda este ano a recentemente lançada Air Albania começará a fazer vários voos para rotas europeias.

Acessos

Aluguer de carros
Uma vez que a costa ainda é relativamente desconhecida para os turistas internacionais, a melhor forma de conhecê-la é ao alugar um carro. Se sabe conduzir e tem uma carta de condução válida, esta é uma boa solução.

Aluguer de carros

Curiosidade
Lord Byron, poeta inglês e figura líder do Romantismo do século XIX, era um grande fã do país.

Curiosidade

Dica
Os albaneses abanam a cabeça quando querem dizer ‘sim’. Um abanão rápido significa ‘sim’, mas um abanão lento significa ‘não’.

Dica

Gjipe, Himarë
Para chegar à praia terá de andar três quilómetros a descer, por isso é melhor que leve água e alguns mantimentos. Como recompensa terá a água morna e límpida do mar e várias grutas à espera de serem exploradas.

Gjipe, Himarë

Jala, Himarë
Por vezes chamada de ‘praia do vidro’ devido às suas águas cristalinas, o local é também popular entre os campistas. Durante a noite é normal que ouça música e também pessoas a conversar.

Jala, Himarë

Lord Byron
Após regressar de uma viagem, em 1809, Byron escreveu uma carta à sua mãe a descrever as experiências pelas quais passou no Mediterrâneo e a exaltar a beleza da Albânia e do seu povo, descrevendo-os como “bravos, honestos e fiéis”.

Lord Byron

Melhores praias
A costa da Albânia tem várias praias situadas perto de aldeias pitorescas, que merecem ser exploradas.

Melhores praias

Nartë, Vlorë
Situada a 15 minutos de carro desde Vlöre, esta vila conta com uma bela lagoa azul. De lá pode ir até Zvërnec, uma ilha que conta com um mosteiro ortodoxo do século XVIII, no meio da floresta.

Nartë, Vlorë

Onde ficar – Acampamento
Porque não acampar numa praia? O campismo selvagem é permitido em grande parte do país.

Onde ficar - Acampamento

Onde ficar – Dhërmi
Para algo mais caro, Dhërmi é uma boa escolha. Não espere hotéis de cinco estrelas, mas se optar por viajar pela costa albanesa é provável que esteja à procura de evitar as enchentes na praia.

Onde ficar - Dhërmi

Onde ficar – Himarë
Uma boa opção é escolher um local para ficar, como uma espécie de base, e explorar a costa a partir desse local. Himarë é ótimo para viajantes que não tenham um grande orçamento.

Onde ficar - Himarë

Onde ficar – Sandë
Caso esteja à procura de uma opção mais popular, opte por Sandë, um local muito popular entre turistas, perto da fronteira com a Grécia.

Onde ficar - Sandë

Onde ficar – Vuno
Se está à procura de algo mais básico, a vila de Vuno é uma excelente opção.

Onde ficar - Vuno

Plazhi i Pasqyrave, Sarandë
Também conhecida como a ‘praia do espelho’, é ideal para quem procura por águas cristalinas longe de multidões. Existe um restaurante na praia, mas o seu monopólio leva a que os preços sejam caros. Por isso, é aconselhável que leve mantimentos.

Plazhi i Pasqyrave, Sarandë

Porto Palermo, Himarë
Caso queira ir à praia e explorar um castelo, este é o local ideal. Durante o regime comunista serviu como base para submarinos e agora encontra-se praticamente abandonado.

Porto Palermo, Himarë

Praia de Borsh, Borsh
A maior praia da Albânia conta com um areal com sete quilómetros de comprimento. Está rodeada por olivais e montanhas. É uma joia a explorar.

Praia de Borsh, Borsh

Praia de Dhërmi, Dhërmi
Situada perto de Drymades, esta praia é provavelmente a mais famosa da costa albanesa. Conta com um longo areal branco e com uma água em tons de azul turquesa. Pode ter muitas pessoas, mas raramente tem uma enchente.

Praia de Dhërmi, Dhërmi

Praia de Drymades, Dhërmi
A pequena baía próxima da vila conta com uma formação rochosa pitoresca, que divide a praia entre a zona rochosa e a zona de areia.

Praia de Drymades, Dhërmi

Praia de Himarë, Himarë
Já apontada como o local ideal para montar a sua base, a vila também conta com uma bela praia.

Praia de Himarë, Himarë

Praia de Ksamil, Ksamil
Localizada a sul de Sarandë, perto da fronteira com a Grécia, Ksamil é conhecida localmente como a ‘pérola jónica’, devido à sua beleza natural.

Praia de Ksamil, Ksamil

Praia de Livadhi, Himarë
Situada perto da vila, pode ir a pé até esta praia, caso esteja em Himarë. Tem bares, restaurantes e guarda-sóis para alugar. É uma das praias mais bem equipadas.

Praia de Livadhi, Himarë

Riviera albanesa
Popularmente conhecida como Bregu, a costa sul situada junto ao Mar Jónico também é conhecida como a Riviera albanesa. É nesta zona que se encontram as praias mais populares do país.

Riviera albanesa

Sarandë
É na capital não oficial da Riviera albanesa que está situada a praia de Pulëbardha, que tem um areal rochoso, com águas azuis e com uma natureza praticamente intacta.

Sarandë

Syri i Kaltër, Sarandë
Apesar de não ser uma praia, esta nascente natural é ideal para quem queira nadar rodeado pela natureza.

Syri i Kaltër, Sarandë

Vlorë
A terceira maior cidade do país também é um excelente destino de praia. Ao sair de barco do porto, poderá ir até às baías de Karaburun e Sazan.

Vlorë

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

2 comentários em “Albânia: Um tesouro escondido na Europa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s