Dia Internacional da Alfabetização (ou da Literacia), Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial, Dia Mundial da Fibrose Quística e Dia Mundial da Fisioterapia

Dia Internacional da Alfabetização (ou da Literacia)
Há mais de cinquenta anos que a UNESCO vem, neste dia, sensibilizar a comunidade internacional para promover a literacia como um instrumento de capacitação de indivíduos, comunidades e sociedades.
“Uma vez que aprendas a ler, estarás sempre livre”, escreveu Frederick Douglass no século XIX, um escravo negro americano emancipado, defensor da causa abolicionista e autor de vários livros. Esse apelo à emancipação pela leitura e, mais genericamente, pelo domínio das competências básicas – literacia e numeracia – tem um alcance universal.
A literacia é o primeiro passo para a liberdade, para a libertação das restrições sociais e económicas. É o pré-requisito para o desenvolvimento, individual e coletivo. Reduz a pobreza e a desigualdade, cria riqueza e ajuda a erradicar problemas de nutrição e saúde pública.

Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial
O dia 8 de Setembro evoca a data em que foi fundada, em Fez, Marrocos, a Organização das Cidades do Património Mundial (OCPM) – 8 de Setembro de 1993 – e assinala a relação de solidariedade existente entre as cidades Património Mundial, através desta organização.
A OCPM nasceu da ideia de juntar todas as cidades, com núcleos habitacionais declarados Património da Humanidade, num organismo composto e dirigido por essas mesmas cidades. Este organismo tem como objectivo reunir esforços em prol do interesse das suas cidades membro, que podem traduzir-se genericamente na defesa e preservação do Património da Humanidade.

Dia Mundial da Fibrose Quística
A Fibrose Cística é uma doença causada por alterações genéticas e que pode ser tratada. Ela afeta crianças e adolescentes e, por ainda ser pouco conhecida, o seu diagnóstico pode demorar e gerar sérios riscos para o paciente. Observe se o seu filho apresenta esses sintomas e oriente-se com seu pediatra!

Dia Mundial da Fisioterapia
O Dia Mundial da Fisioterapia foi instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT – World Confederation for Physical Therapy), que engloba mais de 250 mil fisioterapeutas no mundo. A data celebra-se desde 1996.
Este é um dia de sensibilização para o contributo dos fisioterapeutas para a saúde e para a autonomia do homem e um dia de divulgação da profissão. É também uma homenagem a todos os fisioterapeutas do mundo que diariamente ajudam as pessoas a superar problemas musculares e esqueléticos, assim como a recuperar de doenças. O fisioterapeuta é um profissional que desenvolve a capacidade física da pessoa, ajudando-a a mover-se e a viver melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s